Controlador LubeControl - DUAL
Descrição:
O Controlador LubeControl-DUAL, é uma unidade projetada para comandar, monitorar e sinalizar o funcionamento de sistemas centralizados de lubrificação com duas bombas, sendo uma sempre na condição “Standy- by”. O controlador programa os ciclos de lubrificação por tempo decorrido ou por movimentos da máquina e monitora continuamente o funcionamento do sistema sinalizando a condição de operação.
Nos sistemas cíclicos, ao ser energizado ou quando do inicio de um ciclo de lubrificação programado, o controlador liga uma saída que aciona o sistema de lubrificação (indicada através do sinalizador “lubrificando”) e aguarda um sinal elétrico gerado pelo fluxo do lubrificante sob pressão através de uma chave de ciclos do distribuidor de controle (sistema progressivo) ou inversor hidráulico (sistema linha dupla). Quando esse sinal é recebido no tempo programado, o controlador desliga o sistema de lubrificação (indicado através do sinalizador “lubrificado”) e inicia a contagem do intervalo por tempo ou movimento da máquina. A falta do sinal liga uma saída de defeito,
indicando defeito na lubrificação através do sinalizador “defeito”, este quando gerado imediatamente aciona a
segunda bomba e mantém na primeira bomba o sinal de “defeito” até que seja resolvido o suposto erro. Se o reservatório de lubrificante possuir chave de nível, quando a chave for atuada o sinalizador “nível mínimo” será
acionado e liga uma saída para atuar uma válvula solenóide de uma bomba de reabastecimento automático (indicado
através do sinalizador “reabastecendo”), quando o nível máximo for acionado essa saída é desligada e indicada que o reservatório de lubrificante foi reabastecido (indicado através do sinalizador “nível máximo”).
Se o sistema for desenergizado, o lubeControl memoriza a programação estabelecida e quando reenergizado completa essa programação. o controlador pode ser ligado remotamente através de CLP.
Caso haja necessidade de pré-lubrificação o LubeControl deve ser acionado manualmente através da tecla “manual“. Esta tecla deve estar pressionada durante todo o tempo necessário para a pré-lubrificação.