Tipos de Sistemas de Lubrificação

por | jul 20, 2017 | Blog

Apresentamos anteriormente as principais características de um sistema de lubrificação. Agora iremos os tipos de sistemas de lubrificação e suas principais características e os benefícios de um sistema de lubrificação centralizado.

Sistema por Perda

Em um sistema de lubrificação por Perda, também conhecido como sistema por Perda Total, o lubrificante, que abastece o ponto de atrito ou fricção, é sempre consumido, ou seja, sempre será aplicado um novo lubrificante nos pontos de atrito. Os lubrificantes usados em um sistema por perda podem ser óleo, graxa ou graxa fluida.

O sistema por perdas deverá abastecer todos os pontos em intervalos regulares durante o ciclo pré estabelecido. Com o passar do tempo, o lubrificante é parcialmente utilizado nos pontos, e isso ocorre por diferentes motivos: envelhecimento, evaporação, purgas, gotejamento e vazamentos.

É importante salientar que através do sistema por perda não é possível dissipar calor.

Sistema Circulatório

Diferentemente do sistema por perda, após passar pelo ponto de atrito, o lubrificante segue para o reservatório através de uma linha de retorno, onde é filtrado e através de um trocador de calor sua temperatura atinge o valor desejado. Outro ponto de distinção entre os sistemas circulatórios dos sistemas por perdas, é que os sistemas circulatórios trabalham somente com Óleos como lubrificante.

Nesses sistemas, além de lubrificar, o lubrificante em circulação pode desempenhar outras funções, como, remover e filtrar partículas de desgaste presentes nos pontos de atrito, manter os pontos de lubrificação em uma temperatura adequada, evitar corrosão, remover água condensada, entre outras.

Sistemas Especiais

Além dos sistemas por perda e sistemas circulatórios, temos também os sistemas especiais, entre eles destacamos o sistema Oil/Mist, e os sistemas para aplicações com características muito específicas como os Sistemas de Lubrificação para Cabos de aço e os Sistemas para lubrificação de Trilho Ferroviários.

Seja um sistema por perda, circulatório ou especial, o sistema de lubrificação escolhido deverá atender aos requisitos de Confiabilidade, Eficiência e Precisão, essenciais para garantir a correta lubrificação da máquina ou equipamento e assegurar que estes operem sem falhas e prolongando a vida útil de suas partes e peças.

Para especificar adequadamente um sistema de lubrificação é fundamental conhecer as condições da aplicação, quantidade de pontos, frequência e quantidade de lubrificante necessária em cada ponto, entre outros fatores. Entre em contato com nossa equipe para ajudarmos a dimensionar um sistema que atenda as necessidades da sua aplicação.

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