Relatório de Start up sistemas de lubrificação centralizada da BSM06 | Usina Minério.
Se conectar aos Clientes e honrar com os nossos compromissos faz parte das nossas atuações para o avanço do Mercado. Acompanhe em detalhes o nosso projeto de Pós Venda para solução dos problemas que se deram por contaminação dos sistemas durante a Montagem.
Convocamos os integrantes da nossa equipe Colaborativa (Eduardo Iwao Honji e Luiz Bandeira) com vasta experiência em nossas soluções e produtos, com o objetivo de diagnosticar e corrigir as falhas no circuito. Ao concluir o serviço, nossa equipe redigiu um relatório com os apontamentos às causas raízes dos problemas encontrados, assegurando o Cliente para que não tenha maiores dificuldades.
Diagnóstico de falhas/soluções aplicadas:
Bomba de lubrificação Lubmax desregulada – Foi identificado problemas na placa de regulagem da bomba. A Eximport fez a substituição da placa e regulou a pressão máxima da bomba em 240BAR.
Distribuidor secundário da linha 2 com o pistão travado – Foi identificado a presença de fragmentos metálicos oriundos de resíduos de tubo quando submetido a processo de serra. A Eximport efetuou a completa desmontagem, limpeza, montagem e novo teste no sistema. Deixando-o operacional.
Sistema TR-1100KN-16 (CE 17335.003)
Bomba de lubrificação Lubmax desregulada – Foi identificado problemas na placa de regulagem da bomba. A Eximport fez a substituição da placa e regulou a pressão máxima da bomba em 240BAR.
Distribuidor secundário 3 com pistão travado e orifícios da sub placa obstruídos – Foi detectado muitos fragmentos metálicos e outras impurezas. O distribuidor foi limpo, testado e voltou a funcionar normalmente.
Sistema TR-1100KN-15 (CE 17335.002)
Bomba de lubrificação Lubmax com alta pressão, em torno de 450BAR – a Eximport fez a regulagem da bomba, mantendo a pressão máxima em 240BAR.
Distribuidor mestre da linha 2 com o pistão da fatia 50S travado devido a contaminação menor que 40 microns – Foi feito limpeza e desobstrução do distribuidor, porém a fatia 50S sofreu avarias e teve que ser substituída por sobressalentes. Será necessário a reposição.
Distribuidor secundário que alimenta os mancais do retorno da correia com o pistão travado devido a contaminação menor que 40 micras – O distribuidor foi descontaminado e voltou a funcionar.
Análises e Recomendações
A Eximport atuou em cada um dos sistema da BSM06 deixando-os todos em condições operacionais. Contudo, alerta que os sistemas estão contaminados por particulados oriundos do processo de montagem como evidenciado nas imagens. É provável que os problemas de entupimento de distribuidores e travamento de pistões voltem a ocorrer impedindo o funcionamento dos sistemas.
É imperativo que durante o processo de instalação, seja minimizada a entrada de contaminantes no o sistema; pois os pistões que deslocam o lubrificante até os pontos à serem lubrificados, são ajustados com folgas em torno de 2 a 5 micras. Portanto, medidas devem ser tomadas para evitar maiores danos, como: vedação dos orifícios dos tubos e mangueiras durante a armazenagem no canteiro de obras; remoção de limalhas nas extremidades dos pontos de ligação dos tubos durante a montagem; antes de introduzir o lubrificante no sistema, deve-se fazer o Flushing com no mínimo 10BAR de pressão e volume constante de ar comprimido desumidificado ou com nitrogênio; E por fim, introduzir a graxa limpa através do filtro de 40 micras.
Devido a comprovada evidencias de contaminação nos sistemas da BSM06, recomendamos que haja mantenedores dedicados e aptos à identificar o pontos de travamento dos sistemas. Essa condição deverá permanecer por um certo tempo até que toda contaminação seja expurgada do sistema através dos processos de reparo e renovação do lubrificante.
Recomendamos com certa urgência a aquisição de sobressalentes, tais como: fatias de distribuidores, vedações em geral e kit de reparo para as bombas. Se for de interesse do cliente, a Eximport pode fornecer a listagem dos sobressalentes com as descrições e códigos SAP para aquisição dentro do contrato de fornecimento.
As avarias das placas de regulagem das duas bombas Lubmax se deram pela alta pressão nos sistemas, este componente foi projetados para trabalhar com uma pressão máxima de 280BAR.
A Eximport se compromete em fornecer ao Cliente a fatia MXP 50S com indicador de ciclo, que foi substituída por outra cedidas pela equipe de manutenção para tornar os sistemas da TR-1100KN-15 operacional. A fatia original foi avariada pela contaminação no sistema.
Foi realizada uma visita nas obras da BSM07 que estão em fase de instalação e deu orientações à equipe de montagem quanto aos cuidados que se deve ter para minimizar a contaminação nos sistemas de lubrificação centralizados.